10 filmes motivacionais incríveis p/ acordar sua equipe

Existem diferentes formas de ensinar uma criança sobre a importância de não mentir. Mas certamente poucas delas são tão eficazes quanto a famosa história do Pinóquio.

No conto, o nariz do boneco de madeira cresce sempre que uma mentira é contada, o que leva o personagem a sofrer duras consequências. No final ele se arrepende, deixa de contar mentiras e é recompensado por isso.

Moral da história: toda mentira tem consequência.

As histórias são poderosas ferramentas de aprendizado para crianças e também para os adultos. Isso porque os sentimentos e emoções provocadas por uma boa narrativa influenciam diretamente em como determinada informação será armazenada.

Mas afinal, como usar esse recurso em um ambiente corporativo?

Nesta lista você confere algumas sugestões de filmes motivacionais incríveis para acordar a sua equipe hoje mesmo!


1. Quem quer ser um milionário? (2009)

Para começar, a primeira sugestão conta uma história emocionante, vencedora do Oscar de Melhor Filme no ano de seu lançamento. Quem Quer Ser Um Milionário retrata a vida de Jamal K. Malik, um jovem indiano que, num golpe de sorte, se torna um dos participantes do programa de TV “Quem quer ser um milionário” e leva o prêmio máximo.

Acontece que o garoto é órfão e teve uma infância cheia de miséria e sofrimento. No entanto, contrariando qualquer lógica, foi o que proporcionou aprendizados fundamentais para que Jamal conquistasse o prêmio de 20 milhões de rúpias.

Moral da história: é importante acreditar em si mesmo e abraçar oportunidades como se fossem únicas, mesmo em um contexto difícil que pareça impossível de superar.

2. À Procura da felicidade (2007)

Inspirado na história real do empresário norte-americano Chris Gardner, o filme “À Procura da Felicidade” retrata a vida de um vendedor falido em busca de ascensão profissional.

Depois de se divorciar, perder a casa e o carro, e apostar todas as suas economias em um investimento furado, Chris, interpretado por Will Smith, retira forças de onde não tem para pagar suas contas e se manter perseverante no caminho do bem.

Em meio a tudo isso, o vendedor scanners ósseos aprende lições importantes e faz questão de ensiná-las ao seu filho, Christopher. “Filho, nunca deixe que ninguém impeça você de sonhar, nem se essa pessoa for o seu pai” é uma delas.

Moral da história: está levando porrada de todo lado? por mais difícil que possa parecer, é preciso ter paciência e perseverança para vencer o invencível.

3. Apollo 13 – Do desastre ao triunfo (1995)

O filme Apollo 13, inspirado no livro “Lost Moon”, retrata a missão espacial que, inicialmente, tinha como objetivo o pouso na lua, mas que após um perigoso incidente passou a ser uma verdadeira luta pela sobrevivência.

Durante a missão os astronautas são surpreendidos por uma explosão no tanque de oxigênio, que tinha tudo ser fatal. No entanto, graças ao trabalho em equipe, controle emocional e liderança, o imprevisto fez com que os tripulantes se unissem para encontrar uma forma de resolver o problema – o desfecho é inacreditável.

Moral da história: ao invés de concentrar os seus esforços em lamentar e encontrar culpados para determinado problema, é fundamental focar na melhor solução.

4. Uma Mente Brilhante (2001)

Uma Mente Brilhante é inspirado na história real do gênio matemático John Nash. Mesmo com a pouca idade, Nash fez colaborou com grandes descobertas em sua área de atuação, como os avanços na Teoria dos Jogos. A trajetória brilhante garantiu ao norte-americano prêmios de peso como o Nobel de Economia e o Prêmio Abel.

Mas nem tudo foi fácil. Entre as dificuldades enfrentadas pelo matemático em sua trajetória está a esquizofrenia. Para muitos o diagnóstico poderia significar o fim de uma carreira na ciência, mas para John foi um desafio encarado com muita resiliência e autoconhecimento, o que resultou em uma bonita história de superação.

Não é à toa que o filme foi Vencedor do Oscar de Melhor Filme Do Ano, em 2002.

Moral da história: às vezes o que você pensa ser sua maior fraqueza, pode ser uma oportunidade de provar para si mesmo a sua maior força.

5. Uma Razão Para Viver (2017)

A próxima sugestão da lista também é de um filme inspirado em fatos reais. O roteiro de Uma Razão Para Viver retrata a vida do comerciante Robin Cavendish que, ainda jovem, prestes a se tornar pai, recebe o diagnóstico de poliomielite e se vê preso em uma cama, sem os movimentos do corpo.

No entanto, o amor e a vontade de aproveitar a vida fazem Robin acreditar no impossível e torná-lo real. E contrariando todas as recomendações, o comerciante opta por sair da cama e descobre uma forma de ajudar também outros portadores da doença a terem mais qualidade de vida.

Moral da história: nada é tão poderoso quanto a vontade de conquistar até mesmo o que parece impossível.

6. Invictus (2009)

A história do filme conta, por meio de atuações emocionantes, como Mandela usou o esporte, no caso o Rugby, para unir a população africana mesmo em meio a um contexto de divisão, provocado pelo apartheid na África do Sul.

O que torna a trama instigante é o desafio enfrentado pelo treinador François Pienaar, pois o time de rugby do país é considerado um dos piores do mundo. Ao ser convocado por Mandela, François recebe a missão de ser exemplo aos jogadores, pois seu papel é transformar um time odiado em uma grande seleção.

Vencedor do Oscar de Melhor Ator e de Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Morgan Freeman, como Nelson Mandela, e Matt Damon, como François Pienaar, o drama mostra como a união, empatia e a persistência são importantes para enfrentar mesmo as batalhas mais difíceis.

Moral da história: o filme traz várias lições, dentre elas o valor de inspirar e liderar pelo exemplo e a importância da colaboração individual no alcance de um grande resultado.

7. Os Estagiários (2013)

Como já foi dito, as emoções, e isso inclui a alegria, provocadas pelo enredo de uma história auxiliam no aprendizado. A próxima sugestão, Os Estagiários, é um filme de comédia que pode ser um bom motivador de equipe, pois ensina valores como a importância da pluralidade e do trabalho em equipe em um ambiente corporativo.

O roteiro retrata as descobertas vividas por dois quarentões que veem no programa de estágio do Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a oportunidade de tentar algo novo para repaginar a carreira.

Moral da história: toda opinião conta. Por isso a pluralidade nas equipes é algo muito valioso e pode render ideias incríveis.

8. Extraordinário (2017)

Ainda na pauta da pluralidade, Extraordinário é um filme que mostra a importância de respeitar, sentir empatia, praticar a gentileza e abraçar as diferenças.

A história, inspirada em um livro com o mesmo título, retrata a vida de Auggie Pullman, um garoto que possui uma deformação facial e que, por esse motivo, recebe olhares tortos e escuta comentários ofensivos por onde passa.

No entanto, apesar do preconceito, Auggie aprende a lidar com tudo isso. E ao final, dá uma grande lição de humanidade para quem está assistindo.

Moral da história: aqui a ideia central é dita pelo próprio protagonista em um dos diálogos do filme “quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, seja gentil”.

9. Poder Além da Vida (2006)

Esse filme conta a história de Dan Millman, um ginasta que tem o sonho ambicioso de participar das Olimpíadas, maior evento esportivo do mundo. No entanto, antes mesmo que isso possa acontecer, o atleta sofre uma lesão que o força a interromper a busca por esse sonho.

A obra traz importantes lições em forma de diálogos entre Dan e Sócrates, um estrangeiro que acaba sendo um importante aliado no processo de superação do ginasta. Dentre as lições ensinadas está “a vida é uma escolha. Pode escolher ser uma vítima, ou pode escolher ser o que você quiser”.

Moral da história: muitas vezes a sede pelo resultado faz com que as pessoas esqueçam de apreciar a jornada. No entanto, quem não se apaixona pelo caminho a ser percorrido dificilmente alcança o seu destino.

10. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

A última recomendação da lista traz um grande clássico do cinema, também inspirado em uma história real. Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, é uma mulher simples, divorciada e mãe de três filhos, que decide deixar os seus problemas de lado para comprar a luta de outras pessoas.

Depois de começar a trabalhar em um escritório de advocacia, Erin toma conhecimento de um processo – já arquivado, mas sem julgamento – que acusa a PG&E, companhia de gás e energia, de contaminação através de Cromo VI, substância extremamente tóxica.

No entanto, Erin não descansa enquanto não consegue convencer todos os moradores da região supostamente contaminada a darem andamento na ação judicial. E assim como na vida real, ela obteve êxito e conquistou uma indenização de 333 milhões de dólares.

Moral da história: lute pelo que você acredita e mostre que é capaz.


E aí, você gostou dessa lista de sugestões?

Depois de apresentar qualquer um dos filmes motivacionais incríveis listados aqui, com certeza será possível tornar a sua equipe mais motivada e, consequentemente, mais produtiva.

Uma dica que pode ajudar você, gestor ou representante do RH, a aumentar ainda mais a eficácia desse recurso é a discussão, em grupo, de cada um dos filmes. Estimule os colaboradores a comentarem sobre as suas próprias impressões e a compartilharem os aprendizados retirados do filme.

Afinal, segundo o próprio Paulo Freire, “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Ou seja, ao transmitir os ensinamentos, é possível dizer que a sua equipe estará também estendendo o prazo de validade de cada uma dessas lições.

Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.
Powered by