Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

Como fazer uma palestra motivacional?

rodrigo-pimentel-explica-palestra-motivacional

💀 Quer CONTRATAR a Palestra Motivacional de RODRIGO PIMENTEL? Clique aqui.

Como motivar a sua “tropa de elite”?

Aumento de salário, brindes no final do mês, uma viagem incrível para o time que bater as metas. Todas essas são excelentes recompensas para conceder aos funcionários e motivar times a alcançar os seus objetivos.

Acontece que mesmo tendo ciência da gratificação, é comum que as pessoas “diminuam o ritmo” em determinado ponto.

As causas podem ser as mais variadas, desde problemas pessoais à dificuldades no próprio trabalho, e nesse momento é preciso acionar recursos que as façam lembrar do seu propósito. Um deles é a palestra motivacional.

Para saber como criar uma palestra motivacional, quais os benefícios que esse recurso pode proporcionar, basta ler este artigo até o final.


Mas o que é uma palestra motivacional de verdade?

Engajar equipes não é tão fácil assim. Afinal, engajar é mais do que respeitar ou fazer silêncio quando alguém está falando, é despertar algo verdadeiramente, é mudar a perspectiva de alguém depois de uma conversa. E para fazer isso é preciso mais do que “falar bonito”.

As palestras motivacionais são apresentações cujo o propósito de engajar times, transformar pessoas e potencializar empresas e talentos das mais diversas áreas. Essas apresentações são feitas por especialistas da área de atuação em que a empresa deseja que os colaboradores evoluam.

Atualmente existem palestrantes dos mais diversos nichos – concurso público, empreendedorismo, finanças, vendas, gestão etc – e quanto mais específico for o palestrante, quanto melhor ele se comunicar com o público que o ouve, mais eficaz será o trabalho de engajar os funcionários.


Como montar uma palestra motivacional perfeita?

1. Defina o objetivo da palestra

O passo inicial para fazer uma boa palestra motivacional é entender e definir bem qual deve ser o objetivo da palestra. Por exemplo, o objetivo pode ser melhorar habilidades de inteligência emocional, empoderar equipes ou conscientizar os funcionários acerca de determinado tema. Com o objetivo definido, seguimos para os próximos passos.

2. Saiba exatamente quem é o público

Um recurso altamente eficaz de engajamento é tocar na dor de quem ouve. Afinal, ao escutar do palestrante um problema que eles vivem diariamente, há conexão por meio da identificação. A reação é muito semelhante a essa: “Epa, esse cara sabe o que estou passando, o que ele tem para me dizer e me ajudar?”.

Por isso, antes de iniciar o seu discurso, um palestrante motivacional deve saber com quem ele vai falar e qual é o “problema” daquelas pessoas. Um grupo de vendedores que precisam vender mais todos os dias? Representantes comerciais que precisam conseguir mais clientes para as empresas? Gestores que precisam saber como motivar suas próprias equipas?

3. Entenda o que motiva o público-alvo da sua palestra

Você já sabe que o palestrante deve conhecer o seu público pois, por meio da dor, é mais fácil engajar as pessoas.

No entanto, existe um outro ponto que torna fundamental conhecer quem está ouvindo: cada público possui suas próprias necessidades, sonhos, fraquezas e também suas próprias motivações.

Um palestrante motivacional não dá motivação a ninguém, ele desperta a motivação que cada pessoa já possui e surge quando a pessoa se recorda do seu propósito.

O papel do palestrante é usar o seu conhecimento e experiência de vida para escolher os assuntos que serão mencionados no decorrer da palestra de forma que desperte motivação em quem ouve.

4. Estruturar a apresentação

Agora que já temos as informações sobre objetivo e público da palestra, o próximo passo é estruturar uma apresentação impactante com o que será mencionado. Afinal, o conteúdo deve seguir uma linha de raciocínio, com começo, meio e fim.

Há quem subestime essa etapa, mas é muito importante destacar que o planejamento é tão importante quanto o que será dito.

“Se o palestrante não seduz logo no início e não desperta a curiosidade logo nos minutos iniciais, certamente enfrentará ainda mais dificuldade para conseguir isso posteriormente.”

Precisa de ajuda para criar uma apresentação incrível? Veja:

5. Contar boas histórias

Outra dica é usar histórias, mas BOAS histórias. As histórias são as formas mais antigas de transmitir informação. Quando sequer existia a escrita ou qualquer outro recurso de comunicação, era por meio de histórias que os nossos antepassados transmitiam lições e histórias de vida. Por isso, sua eficácia é mais do que comprovada.

Em uma palestra motivacional, quanto mais divertido e intrigante é aquilo que um palestrante tem para contar, maiores são as chances do público prestar atenção.

Não são raras as situações em que uma única palestra motivacional tenha o poder de despertar várias emoções diferentes – tristeza, raiva e alegria – e isso acontece quando o palestrante se concentra em contar boas histórias.

CONHEÇA A PALESTRA PARA EMPRESAS DE RODRIGO PIMENTEL


Benefícios da palestra motivacional para as empresas

Você já sabe que palestras motivacionais servem para ajudar a melhorar as habilidades que uma empresa considera importante os seus funcionários dominarem. Mas, em termos práticos, quais são os benefícios que a contratação de uma palestra desse tipo pode proporcionar? É possível destacar os seguintes:

1. Despertar a motivação das pessoas participantes

Uma palestra motivacional não tem poder de “dar motivação” a ninguém, ela vai “despertar a motivação” que cada um já possui dentro de si. A motivação vem do propósito de vida, vem do motivo pelo qual um indivíduo se levanta da cama todos os dias. Por vezes, esse propósito precisa ser trazido à tona, e a palestra motivacional faz isso por meio de alguns choques de realidade.

2. Engajamento de funcionários e times

Outro benefício é a união e a revitalização do espírito de equipe, muitas vezes esquecido durante a rotina. É visível o quanto o público costuma sair unido após uma boa palestra motivacional.

3. Melhoria no clima organizacional

Fofocas constantes? Reclamações entre funcionários? O clima organizacional costuma ser um potente desmotivador. Como consequência da recuperação da sinergia do time, a palestra motivacional cumpre também o papel de transformar esse clima por meio de uma energia renovada, cheia de entusiasmo.

4. Prova de preocupação e reconhecimento das pessoas

Poucas coisas são tão eficazes quanto mostrar aos seus funcionários o quanto eles são importantes. Contratar uma palestra motivacional é uma prova de que a empresa está preocupada também com o desenvolvimento do ser humano, não só com os números.

5. Retorno financeiro

É preciso entender que funcionários felizes são peças valiosas, pois quanto maior o nível de satisfação, maior será também o retorno financeiro. Estima-se que quando motivadas, as pessoas são capazes de produzir 50% mais. Os dados são da consultoria Right Management e foram levantados após a consulta de 30 mil pessoas de 15 países – 100 delas brasileiras.


Veja essas 5 palestras motivacionais para você se inspirar

Depois de entender a teoria, é hora de conferir exemplos práticos de como uma boa palestra motivacional deve ser. Abaixo estão listados alguns trechos retirados de apresentações realizadas por grandes palestrantes motivacionais. Todos eles fizeram, e ainda fazem, muito sucesso na internet e nas empresas. Confira:

Conrado Adolpho | Palestra: Como ter uma mente inabalável

Em um evento organizado pela empresa Contém 1g, Conrado Adolpho, empresário e palestrante, cita como conseguiu dar a volta por cima, mesmo quando estava altamente endividado. Além disso, o palestrante explica por que o “sucesso é uma decisão”, e não algo que vem do dia para noite.

Daniel Godri | Palestra: Como Usar a Motivação para Conquistar e Manter Clientes

É possível afimar que Daniel Godri é um dos palestrantes mais famosos no mundo corporativo. Neste trecho, Godri conta a história do Senhor Furucho e do Alexandre, pai e filho, que de uma única farmácia, passaram a ser donos de uma rede de farmácias em Diadema, no Estado de São Paulo.

Leandro Karnal | Palestra: Atitudes que fazem a diferença

Leandro Karnal é historiador, professor da Universidade Estadual de Campinas, autor de várias obras e palestrante. Em suas apresentações, ele aborda diferentes assuntos, todos com um olhar para a filosofia, história e ciências. Neste trecho, ele fala sobre o comportamento humano e o impacto que mesmo a menor das atitudes pode provocar.

https://www.youtube.com/watch?v=MPqLbWSZk3M

Mário Sérgio Cortella | Palestra: Qual é a tua obra

Mário Sérgio Cortella, Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, conhecido por tratar de assuntos complexos de forma leve e descontraída.

Cortella costuma palestrar em universidades, empresas, rodas de conversa e até programas de televisão trazendo sempre citações milenares e grandes lições de ética. Neste trecho ele fala sobre a importância de viver uma vida com significado, ao invés de só reclamar de tudo ao redor.

Rodrigo Pimentel | Palestra: Princípios das Operações Especiais

Aqueles que trabalham no mundo corporativo sabem que às vezes o cenário é semelhante a uma guerra. Existem as munições, que são os diferenciais, existe a concorrência, que às vezes é tão desleal que pode ser vista como um adversário e os soldados, que são os colaboradores.

O trecho a seguir foi retirado de uma palestra do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel. Nele, Pimentel explica os princípios das operações especiais e o seu significado.

Meu nome é Rodrigo Pimentel e qualquer semelhança entre mim e o Capitão Nascimento, protagonista do filme Tropa de Elite, não é mera coincidência. Sou ex-capitão do BOPE e também a figura da vida real que inspirou a criação do icônico Capitão Nascimento, protagonista dos filmes Tropa de Elite 1 e 2.

Atualmente, aposentado da polícia, uso o aprendizado que tive como Capitão Pimentel dentro da corporação militar para dentro do ambiente corporativo. Compartilho com equipes de vendas, gestores e vários outros públicos algumas de minhas experiências vividas fazendo um paralelo com habilidades necessárias em ambos os cenários.


Conheça a Palestra Motivacional Contruindo Tropas de Elite de Rodrigo Pimentel

Saiba tudo sobre a palestra no link:

CONTRATE: PALESTRA MOTIVACIONAL PARA EMPRESAS

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat