Como motivar seus colaboradores a se manterem atualizados

funcionarios motivados trabalho

O trabalho de um gestor envolve controlar os números financeiros da empresa, além dos seus processos internos. Isso é sabido e, claro, prioridade para todos os gestores. No entanto, também é papel do responsável da empresa saber como motivar seus colaboradores a se manterem atualizados. Afinal de contas, é importantíssimo para a empresa que a sua equipe esteja sempre aprendendo coisas novas.

Hoje em dia, os trabalhadores brasileiros estão entre os que mais se sentem desmotivados no trabalho. Há muitos motivos para isso, desde a mudança nas leis trabalhistas até um foco excessivo da sociedade em empregos que “pagam bem” em detrimento de trabalhos que tragam satisfação pessoal. Um dos motivos que trazem desmotivação para os trabalhadores é a falta de senso de progresso e aprimoramento no trabalho.

Por isso, é importante que o gestor saiba como motivar seus colaboradores a se manterem atualizados para que eles sigam produtivos e tragam mais resultados para a empresa. Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

Como motivar seus colaboradores a se manterem atualizados em 5 passos

1. Trace um plano de carreira para eles

Uma das maneiras de motivar uma pessoa a se manter atualizada e estudando é traçar um plano de carreira para ela. Por exemplo, suponha que você identificou no seu time alguém que poderia vir a assumir um papel de liderança na equipe. Converse com a pessoa, proponha um curso de administração online e incentive-a a seguir para poder subir na carreira e, eventualmente, ocupar o papel de liderança.

Suponha também que outro profissional do time tem todas as condições para se especializar em uma parte técnica específica. Incentive-o a fazer uma formação nessa área para que vá crescendo na carreira até assumir essa posição técnica.

Ao traçar esses planos com eles, ficará mais fácil incentivá-los a cumprir os passos. O processo de seguir uma trilha é um motivador por si só.

2. Garanta a utilidade desses conhecimentos

Como vimos nos exemplos anteriores, é importante que essas atualizações e formações tenham uma utilidade prática para os profissionais. Afinal de contas, não tem nada mais desmotivante do que ser obrigado a fazer um curso que não servirá para nada.

Por isso, procure por opções de formações, cursos online ou workshops que tenham aplicação prática para o profissional. Assim, ele se sentirá mais motivado, pois saberá que cada aula permitirá que ele aprenda uma coisa nova e faça seu trabalho de maneira melhor e mais rápida.

3. Ajude com o custo das atualizações

É claro que todo profissional adoraria poder fazer cursos e especializações para se tornar um talento ainda maior. No entanto, cursos custam dinheiro. Atualmente, uma formação técnica de nível elevado e gabarito no mercado custa ao redor dos R$5.000,00, talvez mais. Para um profissional que ganha R$5.000,00, é complicado juntar o dinheiro para pagar tudo isso (são alguns meses de poupança). Para quem ganha menos é ainda mais difícil.

Por isso, como é do interesse da empresa, ajude com o custo das formações. O ideal é que a empresa pague por tudo, mas se não for possível, pelo menos pague um percentual.

4. Dê reforços positivos para a equipe

A motivação do ser humano depende de uma série de fatores, um deles sendo os reforços positivos que recebemos quando realizamos uma ação. Basta ver como o nosso cérebro funciona: quando realizamos uma ação positiva para nossa sobrevivência, como se exercitar ou comer, recebemos uma dose de hormônios do prazer como recompensa. Assim, ficamos condicionados a repetir a ação depois.

Faça o mesmo com a sua equipe. Promova quem faz cursos, dê aumentos e garanta que quem se esforçar e se manter atualizado, receberá benefícios por parte da empresa.

5. Faça parcerias com instituições de ensino

Por fim, proponha parcerias com instituições de ensino especializadas na sua área. Além de ajudar com a dica 3 (para economizar nos custos dessas formações),ainda existem outros benefícios exclusivos que parcerias assim podem realizar. Por exemplo, talvez seja possível montar um curso só para a sua equipe, com conteúdo personalizado para a sua realidade.

Além disso, pode ser possível a existência de condições específicas para os trabalhadores da sua empresa. Portanto, pode ser melhor para todos que essas parcerias sejam realizadas.

Saber como motivar seus colaboradores a se manterem atualizados é apenas uma parte do papel de um gestor, mas é uma parte essencial. Sem uma equipe em constante aprimoramento e em busca de melhorias, a empresa estagna e deixa de ser tão produtiva como antes. Por causa disso, grandes gigantes do mercado acabaram ultrapassados por concorrentes mais novos e mais dispostos a melhorar e se atualizar. Podemos citar a Blockbuster como um exemplo disso.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com seus colegas gestores para trabalharem em conjunto em um plano de aprimoramento da equipe!

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Envie uma mensagem WhatsApp ou Ligue +55 (21) 98101-0858

Se preferir, preencha o formulário:

Contato
Enviando
Open chat
Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.