Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

Saiba como motivar sua equipe de marketing

Palestra motivar equipe de marketing

Você sabia que a média de atenção do consumidor é de 8 segundos? Provavelmente sim. O marketing digital está em toda parte e seu conhecimento é vital nesta era da digitalização. Esta é a razão pela qual tantas empresas têm equipes dedicadas lidando com seu marketing.

Se você é o gerente de marketing digital da sua empresa, conhecerá todo o trabalho que está por trás do desenvolvimento e implementação das campanhas que mudam o mercado. Como na maioria dos casos, é muito importante trabalhar em equipe para alcançar metas e objetivos.

Se você estiver procurando maneiras de incentivar o trabalho em equipe e aumentar a produtividade da sua equipe, encontrará algumas ideias abaixo.

CONTRATE: PALESTRA MOTIVACIONAL DE RODRIGO PIMENTEL


9 dicas para motivar sua equipe de marketing:

Incentive-os a manter os ouvidos abertos

Quando se trata de marketing, é muito importante que a equipe faça um brainstorm constante. Você nem sempre pode tirar a criatividade do nada, mas pode incentivar algo que promove o pensamento criativo. Portanto, organize reuniões de equipe e converse com os funcionários sobre suas novas ideias para o negócio.

Enquanto sua equipe precisa pensar constantemente, incentive-os a ouvir. Peça-lhes para ouvir atentamente seus clientes e obter informações de outros membros da equipe na sessão de brainstorming.

Atividades esportivas

Incentive o vínculo de equipe realizando regularmente eventos de construção e treinamentos motivacionais. Uma maneira de fazer isso é praticar esportes. Isso é algo que quase todo mundo gosta e pode ser uma ótima maneira de aliviar o estresse.

Você pode ter partidas de vôlei uma vez por mês ou semanalmente, se todos quiserem. Incentivar atividades fora do espaço de trabalho é uma ótima maneira de ajudar os membros da equipe a criar amizades.

Planeje férias em equipe em um dos destinos populares e relaxe com várias atividades divertidas.

Compartilhe as áreas de atuação

Você deve entender que todos os membros da sua equipe de marketing têm suas próprias forças individuais. Alguns podem ser mestres em SEO, enquanto outros podem se destacar na análise de tendências de mercado. Ter um pool de membros qualificados em diferentes áreas é ótimo.

No entanto, como gerente de marketing, você precisa resistir ao desejo de atribuir uma tarefa específica à mesma pessoa a cada vez. Ao fazer isso, você limita o potencial de seus funcionários e os configura para um possível desgaste. Você deve atribuir tarefas aos funcionários fora da zona de conforto. Isso lhes dará a oportunidade de participar mais e promover idéias.

Promover aprendizado e crescimento

Se você deseja que sua equipe seja motivada, incentive-a a participar de seminários e encontrar inspiração. Você precisa promover o aprendizado e o crescimento como valores fundamentais de como administra seus negócios.

Quando os funcionários são pressionados a encontrar inspiração, poderão desencadear novas inovações e gerar novas idéias. Você também pode motivar os membros da sua equipe, simplesmente fornecendo a eles um podcast relacionado ao setor.

Fale sobre suas próprias falhas

Como gerente, você provavelmente já experimentou seus próprios fracassos e falhas para chegar onde está hoje. Vai ser difícil para você falar sobre sua queda e pode parecer um pouco negativo. No entanto, ser aberto com seus funcionários o ajudará a preencher a lacuna de comunicação e pode remover o constrangimento que os membros da equipe podem sentir quando as coisas não saem conforme o planejado. Compartilhar os erros que você cometeu o tornará mais compreensível. Isso permitirá que seus funcionários aprendam com os erros e avancem na vida.

Peça ajuda e conselhos

Uma das melhores e mais simples maneiras de envolver seus funcionários que não são de marketing e mostrar que a entrada deles é valorizada é simplesmente pedir suas opiniões.
Você pode hospedar grupos focais com diferentes departamentos, enviar pesquisas de equipe individuais ou realizar sessões de brainstorming nas reuniões da equipe.

Não importa o que você decida fazer, o objetivo é obter feedback sobre seus esforços de marketing atuais e passados, gerar novas idéias de vários pontos de vista diferentes e criar entusiasmo e um sentimento de pertencer a suas equipes em diferentes departamentos.

Conecte funcionários internos a públicos externos

Outra maneira de ajudar seus funcionários a ver o valor real de suas atividades de marketing é colocá-los em contato com pessoas de fora da organização, para que possam ver o impacto real das atividades deles.

Mesmo quando você começa a envolver o restante de seus departamentos em marketing, eles podem não estar animados com o que estão fazendo no início. É fácil se envolver nas tarefas diárias e esquecer qual é o objetivo geral.

Conectar seus funcionários a clientes que decidiram investigar mais sua empresa depois de ver uma publicação de funcionário nas mídias sociais ou que optaram por trabalhar com sua organização depois de ler um perfil de funcionário individual pode ser altamente motivador e um grande impulso para o envolvimento dos funcionários.

Tente tornar as coisas divertidas

Trabalho divertido? Não é tão oxímoro quanto você imagina. Há partes de todos os trabalhos que podem ser divertidas, e se sua equipe de marketing está sem motivação, pode ser exatamente isso que eles precisam para apimentar as coisas.

A competição amigável entre funcionários ou equipes pode ser uma maneira de introduzir um pouco de diversão em um projeto assustador. Use um quadro para monitorar o progresso de cada equipe, deixe-os escolher “nomes e cores da equipe” e canalize a energia de um evento esportivo.

Ou ofereça recompensas para os que obtiveram bons resultados, como um presente de bônus “funcionário da semana” ou uma festa de pizza para a equipe de marketing com as melhores conversões. Quando a motivação interna não funciona (“Quero fazer isso por meu próprio orgulho e experiência”), a motivação externa (“Quero aquela festa da pizza!”) pode ajudar.

Alavancar elogios e críticas construtivas

Forneça feedback encorajador e produtivo à sua equipe de forma intermitente. Ofereça elogios quando merecido e críticas construtivas quando necessário. Você precisa encontrar um bom equilíbrio onde não se torne um chefe chato e nem ausente.

O feedback ajuda a manter as pessoas em alerta quando distribuídas adequadamente. Aprenda a expressar elogios que incentivam a repetição, como: “Seus números foram o dobro da semana passada. Você pode dar ao restante da equipe uma conversa animada com algumas idéias para melhorar?”

Você também pode expressar críticas de uma maneira que eleva sua equipe, em vez de derrotá-las: “Percebi que você perdeu seu prazo na semana passada, posso ajudá-lo a reorganizar algumas prioridades para projetos futuros?”

A motivação não vem de uma observação geral de competência, mas de uma estrutura de: Vamos todos abordar juntos o que funciona e o que não funciona.


Conheça a Palestra Motivacional de Rodrigo Pimentel

CONTRATAR PALESTRA MOTIVACIONAL


Conclusão

O mundo do marketing é altamente competitivo e às vezes avassalador. Para alcançar o sucesso no setor, é necessário criar constantemente novos conteúdos ou ficar na poeira. Nunca se esqueça de que “o conteúdo é o melhor e sempre será o rei” .

Portanto, a única maneira de vencer o mercado com tendências incontroláveis ​​é ter uma equipe dedicada de conteúdo e marketing, e depende de você mantê-las inspiradas e motivadas.

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat