Quais são os principais desafios do trabalho remoto e como superá-los?

Desafios ao trabalhar em casa

Desafios ao trabalhar em casa

Como efeito da crise do COVID-19, empresas precisaram adaptar sua forma de operar, tanto no mercado quanto junto a seu público interno. De modo a seguir as orientações de segurança e isolamento social, muitas organizações passaram a trabalhar à distância, remotamente, a medida que isso era possível.

Contudo, assim como qualquer mudança, de início o trabalho remoto apresentou alguns desafios, que exigiam prática, costume e, principalmente, foco para serem superados.

Assim, quem começou a trabalhar em casa no início da pandemia precisou se adaptar, bem como o mercado, descobrindo a melhor maneira de fazer com que o novo modelo funcionasse.

Segundo estudos feitos pela Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas, embora os funcionários sejam mais produtivos ao trabalhar em casa, com o modelo home office, eles também estão sujeitos a mais interferências e estresse.

Dessa forma, para otimizar a força de trabalho, empresas precisam estar cientes dos desafios para que, então, seja possível superá-los.

Veja ao longo deste artigo quais são os principais obstáculos na vida dos colaboradores remotos.


Equilibrar a vida pessoal e profissional

Embora trabalhar em casa ofereça maior comodidade aos funcionários, estar em um ambiente confortável, de onde você não precise ir embora no final do dia, nem pegar trânsito, faz os colaboradores trabalharem mais e negligenciarem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

» Destaque: aumente as vendas em até 300% com a ajuda do advertorial.

Diferente do que muitos pensavam antes da implementação das operações remotas, estar em casa faz com que os funcionários sejam mais produtivos e, consequentemente, tenham mais dificuldades em se desligar do trabalho e fazer pausas.

O excesso, por sua vez, pode ser prejudicial à saúde física e mental dos empregados. Por isso, é necessário que as empresas estimulem-nos a realizar pausas, determinando horários de início e término bem claros.


Falhas na comunicação ao trabalhar remotamente

Transmitir uma mensagem é muito mais fácil quando se está frente a frente com as pessoas. Logo, no trabalho à distância, falhas na comunicação podem acontecer e acabar atrapalhando as operações. Quando as equipes trabalham em casa, a troca de informações precisa ser clara, para evitar erros e também o mau entendimento das mensagens.

Sendo assim, para evitar tais problemas é essencial manter um canal de comunicação claro e direito, onde os membros da equipe possam trocar ideias de forma fluida e objetiva.

Chamadas de vídeo são uma boa alternativa, principalmente se feitas com frequência.


Equipamentos para trabalhar em casa

No home office, tudo é feito pelo computador e através da internet. Assim, é crucial que os funcionários tenham tecnologia suficiente e equipamentos de qualidade para trabalhar em casa. Computadores lentos, hardware insuficiente e redes instáveis podem levar a produtividade por água abaixo – e nenhuma empresa quer ter suas operações arruinadas por um problema tão simples.

Deste modo, cabe às organizações oferecerem equipamentos adequados para seus funcionários ou, ao menos, um auxílio que os ajudem a custear os gastos com tecnologia.

Destinar, portanto, um orçamento para a compra de equipamentos é a melhor solução para evitar problemas desse tipo.

Os desafios do trabalho remoto são muitos, no entanto, com um bom planejamento e análise das necessidades dos funcionários é possível otimizar as operações, alcançando excelência, mesmo que à distância.

Open chat
Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.