15 Ferramentas e Apps p/ Manter a Produtividade Home-Office

Em tempos de pandemia, o trabalho home office virou a realidade de milhares de brasileiros. E dentre apesar de muita gente já ter certa familiaridade com o trabalho remoto, alguns estão perdidos com a novidade. Sem saber por onde começar.

Afinal, como transformar a sua casa em um escritório inspirador para se manter motivado e não deixar a peteca cair mesmo em um contexto tão desafiador?

Para responder essa pergunta, nada melhor do que usar a tecnologia a nosso favor.

Existem centenas de milhares de ferramentas para home office que podem facilitar a vida dos trabalhadores durante a experiência de trabalho remoto, dentre eles os apps de produtividade — muitos gratuitos!

Veja a seguir uma seleção de 15 boas opções, escolha aqueles que mais combinam com o seu estilo de vida e comece a usar hoje mesmo!


1. Slack

Trabalhar remoto não significa trabalhar sozinho, mas sim acompanhado de pessoas fisicamente distantes de você. Por isso, a primeira sugestão desta lista de ferramentas para home office é um software que facilita a comunicação.

O Slack é uma plataforma bastante conhecida, principalmente devido as possibilidades que oferece. A principal delas é a de criar um grande grupo com todos os colaboradores da empresa e, dentro dele, subgrupos de membros de um setor ou times específicos.

Por exemplo, se você trabalha na empresa “Pimentel tecnologia”, esse será o nome do grupo geral, onde é possível falar com todos os funcionários. Dentro desse grupo, é possível criar os chats exclusivos do “Financeiro”, “Recursos Humanos”, “Desenvolvimento”, entre outros.

Além disso, o Slack está disponíveis para computadores e também smartphones, o que permite que a comunicação seja feita a qualquer momento, de onde você estiver.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Slack Android | Baixar Slack iPhone | Utilize Slack no Computador

2. Zoom

Além da comunicação do dia a dia entre os colegas de trabalho, pode ser necessário marcar reuniões mais formais, seja para negociar um prazo com o chefe, apresentar um novo projeto para a equipe ou falar com clientes e parceiros, por exemplo.

Nessas situações, um bate papo via chat pode não ser a melhor opção. Para isso, é preciso contar com uma boa ferramenta de videochamadas, como é o caso do Zoom.

Além de possibilitar uma conversa de vídeo com até 1000 participantes, nela você pode, dentre outras coisas, compartilhar a tela do seu computador com os presentes e gravar a reunião toda para usar depois, caso seja necessário.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Zoom Android | Baixar Zoom iPhone | Utilize o Zoom no Computador

3. Trello

Agora que você chegou até aqui, já sabe que a comunicação não vai ser um problema durante esse período de trabalho home office. Mas e quanto a organização das tarefas? Como fazer isso sem acabar se perdendo em meio a todos os compromissos do dia a dia?

Existem várias ferramentas conhecidas quando o assunto é melhorar a produtividade home office, uma das mais populares é, sem dúvida, o Trello.

Com uma interface simples e intuitiva, no Trello é possível criar quadros de tarefas, separando cada uma delas por listas e cards.

Entendeu? Não? Aqui cabe um exemplo.

Ainda usando o exemplo da empresa fictícia “Pimentel tecnologia”, usando o Trello é possível criar um quadro “Financeiro” e dentro desse quadro as listas “Boletos a pagar”, “Boletos pagos” e “Boletos arquivados”. Dentro de cada lista é possível incluir cards “Aluguel”, “trabalhadores terceirizados”, “fornecedores” etc.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Trello Android | Baixar Trello iPhone | Usar Trello Online

4. ThunderBird

Quem já tem o costume de trabalhar de casa sabe o quanto é importante manter a caixa de entrada do e-mail organizada. Afinal, é pelo e-mail que chegam propostas de trabalho, apresentações, mensagens de clientes, entre outras coisas. Portanto, sem os devidos cuidados, documentos importantes podem se perder.

Por isso, a próxima ferramenta desta lista de apps de produtividade é o ThunderBird, um sistema que dá inteligência à sua caixa de entrada.

Ao utilizá-lo, o usuário pode conectar mais de uma conta simultaneamente, separar os e-mails por pastas, Criar Regras e Filtros Automáticos e dar destaque para aquilo que for mais importante.

Dessa forma, é possível focar em tarefas estratégicas e deixar o que for mecânico por conta da ferramenta. Legal, não é mesmo?!

» Disponível na versão gratuita (Windows, Mac e Linux)

» Conheça o ThuderBird e faça Dowload

5. Evernote

Gestão de pessoas, marketing, direção de arte, produção de conteúdo, contabilidade, social media, entre outros – seja qual for o seu trabalho, vez ou outra é necessário ter um rascunho sempre à mão para anotar aquele insight “matador”.

Nesse caso, você não precisa comprar papel, caneta e nem nada disso. Existem recursos digitais que, além de econômicos e sustentáveis, permitem maior organização das suas anotações. É o caso, por exemplo, do Evernote.

Além de servir como um caderno digital de anotações, onde você separa as informações por categoria, é possível compartilhar todas elas com os colegas de trabalho com muita rapidez.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Evernote Android | Baixar Evernote iPhone | Evernote Online + Versão Computador

6. Slite

Com uma função principal semelhante a do Evernote, o Slite é uma ferramenta que serve justamente para manter todo o time alinhado a respeito de determinadas informações.

Funciona assim: os usuários adicionam informações, organizam por categoria, podendo ser, por exemplo, “setor”, “assunto” ou “cliente”, e deixam tudo isso disponível, ao mesmo tempo, a todos do time.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Slite Android | Baixar Slite iPhone | Usar Slite no Computador

7. Pocket

Eis que durante o seu trabalho, alguém envia um link de uma reportagem que parece interessante ou de uma palestra que tem tudo a ver com você. Não dá para ficar interrompendo as suas atividades para assistir e ler tudo na hora, certo?

Sendo assim, para não perder conteúdos relevantes, existe um app feito cujo papel é salvar links para depois, neste caso o Pocket.

Pocket é uma ferramenta feita para salvar, de forma prática, todos os links que você quiser para consultar mais tarde, quando tiver com tempo livre.

Instale no seu celular ou acesse em seu computador, copie e cole os links que deseja guardar para assistir ou ler depois, e pronto. Fácil, fácil!

» Disponível gratuitamente

» Baixar Pocket Android | Baixar Pocket iPhone | Usar Pocket para Computador

8. Google Drive

Agora que você está trabalhando home office, é preciso ter cuidado redobrado na organização de arquivos, principalmente para não cometer o erro de misturar suas coisas pessoais e profissionais.

E falando desse assunto, a sugestão é usar o Google Drive, uma ferramenta do Google feita para salvar e categorizar os seus documentos, fotos e vídeos na nuvem, com segurança e fácil acesso a qualquer hora, de qualquer lugar.

Outra grande vantagem do Google Drive é poder compartilhar todos os seus arquivos com rapidez para qualquer pessoa, permitindo que essas façam anotações, comentários e edições.

Uma mão na roda para trabalhar em grupo naquela apresentação importante.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Google Drive Android | Baixar Google Drive iPhone | Baixar Google Drive para Computador

9. Toggl

Um dos maiores, se não o maior, desafio do home office é controlar o tempo de trabalho, tanto para evitar trabalhar demais, como trabalhar de menos. Por isso, contar com uma ferramenta que registre o uso do seu tempo é imprescindível para a produtividade.

O Toggl é um aplicativo de rastreio de tempo que possui integração com outras ferramentas (como o Trello), para que você saiba exatamente quanto de dedicação cada tarefa exige durante o expediente. Isso além de ajudar você a otimizar melhor o tempo, evita a procrastinação.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Toggl Android | Baixar Toggl iPhone | Toggl para Computador

10. RescueTime

Ainda falando de tempo, com tantas distrações disponíveis a poucos cliques e toques na tela, é muito fácil perder horas navegando em plataformas de vídeo e redes sociais.

Isso não pode virar rotina na sua vida durante o trabalho home office, do contrário a produtividade vai despencar— e ninguém quer isso.

Por isso, o app RescueTime calcula quanto tempo você tem gasto em cada site que visita. Dessa forma é possível visualizar com clareza quanto do seu expediente está sendo desperdiçado com lazer.

» Disponível nas versões trial e paga

» Baixar RescueTime Android | Baixar RescueTie iPhone

11. Loom

Precisa ensinar a equipe a usar uma ferramenta específica, gravar um tutorial ou apresentar um projeto? O aplicativo Loom é uma opção que pode facilitar esse trabalho para você.

De forma intuitiva, prática, rápida e gratuita, o Loom permite que as suas mensagens sejam ditas de forma mais assertiva, com recursos de vídeo, áudio e passo a passo – o que é essencial sobretudo quando o time está todo remoto.

» Disponível nas versões gratuita e paga (Mac, Windows e Iphone)

» Baixar Loom para Computador | Baixar Loom iPhone

12. Organizze

Em um contexto tão diferente de tudo o que a maioria de nós já viveu, é normal que a rotina acabe dando uma bagunçada. Não se culpe por isso.

Mas independentemente da bagunça, é importante fugir de qualquer prejuízo financeiro nesse momento tão delicado.

Sendo assim, o próximo aplicativo da lista é o Organizze, que serve para ajudar a manter as finanças sempre no eixo – despesas pagas, saldo no positivo e metas em dia.

Afinal, os problemas financeiros afetam a vida pessoal e profissional, podendo acabar com a produtividade.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Organizze Android | Baixar Organizze iPhone

13. DocuSign

No período de isolamento social, sobrevive quem melhor conseguir se adaptar a mudanças. Entre elas executar o trabalho dentro de casa, vender produtos pela internet e apostar no delivery. Mas não é só isso.

Aquelas reuniões em cafeteria, almoço com clientes em potencial para assinatura de contratos também precisam mudar. Agora, é preciso dar um jeito de fazer isso de longe.

A próxima sugestão desta lista de ferramentas para home office é o DocuSign, o software de assinatura eletrônica e gerenciamento de transações digitais mais utilizado no mundo. Assim, você deixa o contrato de contratação de serviços pronto e, depois de fechar negócio, é só enviar para o seu novo cliente assinar pelo computador ou celular.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar DocuSign Android | Baixar DocuSign iPhone

14. Beber água

Não basta controlar o tempo de trabalho, organizar as tarefas e manter o seu escritório em casa impecável para se manter produtivo. Cuidar da saúde é também essencial. Aliás, é por isso que a penúltima sugestão da lista é um app que te ajuda a lembrar de… Beber água! Isso mesmo.

É muito fácil esquecer de manter o corpo hidratado, principalmente em casa, onde às vezes a cozinha fica distante do cantinho usado para fazer home office. Por isso, contar com a ajuda de um app que notifica você dos horários de fazer uma pausa para a água é de grande ajuda.

» Disponível na versão gratuita

» Baixar App Beber Água Android | Baixar App Beber Água iPhone

15. Todoist

E aproveitando o gancho, durante o dia não é só de beber água que você precisa se lembrar, não é mesmo? Por isso, reúna todas as suas tarefas pessoais e profissionais rapidamente em um aplicativo só, como o Todoist.

“Solicitar cotação com empresa X”, “Enviar contrato para Y”, “Pedir reembolso de fulano”, todas as tarefas podem ser criadas em poucos segundos por meio do Todoist para você não deixar nada passar durante o dia.

» Disponível nas versões gratuita e paga

» Baixar Todoist Android | Baixar Todoist iPhone


E aí, curtiu a lista de ferramentas/apps para manter a produtividade Home Office?

Agora, o próximo passo é descobrir o seu maior desafio no trabalho remoto e encontrar qual a ferramenta que pode te ajudar a resolver.

Bom trabalho!

Open chat
Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.