Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

Motivação para Vendas: estratégias que realmente funcionam

Dicas Manter Equipe de Vendas Motivada

Todo gestor da área de vendas precisa aprender como realmente trabalhar a motivação para equipes de vendas. É fato que todo gerente diz ter um plano perfeito para isso, mas nem sempre esse plano traz resultados.

Seja porque algumas pessoas não respondem bem ao plano, seja porque as situações exigem outras ações, o fato é que pode ser difícil encontrar motivação para equipes de vendas. Isso acontece mais comumente nesses períodos de pandemia, em que os resultados são desesperadores de acordo com as notícias.

Apesar disso, é fácil encontrar milhões de artigos e vídeos dizendo “faça isso para motivar seus vendedores” ou “venda mais com esse segredo”. No entanto, o que realmente funciona? Quais ações trazem resultados de verdade para o seu time?

Confira abaixo algumas estratégias testadas e aprovadas para motivar seu time de vendas a superar esse momento complicado!

CONTRATE: PALESTRA MOTIVACIONAL DE RODRIGO PIMENTEL


5 Estratégias para Motivar as Vendas de sua Equipe

1. Invista em treinamento para motivar seu time de vendas

A motivação é um conjunto de foco, confiança e vontade em realizar um trabalho. Portanto, para estar motivado, o vendedor precisa de:

  • não estar distraído em relação aos seus objetivos e oportunidades;
  • ter confiança em si mesmo de que é capaz de executar o trabalho;
  • ter vontade de trazer os resultados para casa.

O primeiro e o terceiro ponto independem de você. No entanto, é possível que você possa ajudar o seu time com o segundo ponto.

Isso porque investir em treinamentos para a sua equipe ajuda a aumentar a confiança deles. E, quanto mais confiantes, melhores os seus resultados.


2. Tenha um modelo de vendas eficaz dentro da sua empresa

Nada é mais frustrante para um vendedor do que estar preso em um modelo de vendas que não permite que ele use o máximo de suas habilidades. São muitos os profissionais que enxergam oportunidades de vendas perfeitas escaparem de seus dedos porque a empresa exige que a venda seja X ou que seja feita de maneira Y.

Por isso, vale a pena sentar com os seus vendedores e entender o que a empresa pode fazer para melhorar as vendas. De que forma o modelo atual pode ser melhorado para trazer mais negócios e facilitar a vida deles.

Além de mais vendas fechadas, isso os deixará mais motivados para conseguir encontrar os melhores resultados possíveis.


3. Amplie os canais de venda para melhorar a motivação para equipes de vendas

Uma empresa precisa de versatilidade para conseguir vender mais. Não adianta colocar todas as suas fichas em uma única estrada pois, no dia em que ela não estiver disponível, você ficará de portas fechadas.

Por exemplo, imagine um estabelecimento alimentício. Ele precisa atender quem aparece na sua porta, mas também deve ter uma ação nas redes sociais, outra nas rádios e imprensa local. Até mesmo deve tentar ser um dos restaurantes Rappi ou estar em outros aplicativos de entrega.

Para quem tem uma equipe de vendas, esses vários canais ajudam os profissionais a ter mais chances de falar com clientes e conseguir fechar negócios de outras formas. Isso ajuda na motivação para equipes de vendas.


4. Trabalhe com uma boa recompensa para manter a motivação em alta

Todo profissional precisa de uma boa recompensa pelo seu trabalho. Quem quer aprender como otimizar a motivação para equipes de vendas precisa, portanto, entender qual a melhor recompensa para seu time.

A maior parte das empresas trabalha com o sistema de comissão, mas fazem do jeito errado ou na proporção errada. Por exemplo, muitas empresas não pagam salário aos vendedores, fazendo com que eles ganhem apenas a comissão do que venderem. Isso adiciona pressão nas pessoas e a pressão é inimiga da perfeição, da produtividade e, claro, da motivação.

Quem gosta de ir trabalhar em um ambiente de pressão constante? Ninguém. Logo, nenhum vendedor acorda animado para o trabalho nesse contexto.

A comissão ajuda sim, mas em um contexto de complemento e também incentivo a cumprir determinadas metas.

Descubra que tipo de ação ou benefício é um fator de motivação real para o seu time e ofereça-o como cumprimento das metas mensais ou anuais da sua empresa. Isso ajudará a mantê-los motivados.


» Leia também: Motivação de Equipes: 11 Ideias para Aumentar a Produtividade da Equipe


5. Estabeleça um bom clima para o trabalho em equipe

De acordo com pesquisadores de Harvard, a capacidade de trabalhar em equipe é uma das principais características dos trabalhadores que quiserem sobreviver no mercado de trabalho.

No entanto, as empresas também precisam estabelecer boas práticas para estimular a formação de vínculos. Isso porque a colaboração é muito mais produtiva do que a competição entre vendedores.

Quanto maior e mais intenso o vínculo entre eles, melhor será o resultado de vendas. Por isso, insista na formação de uma equipe coesa e amigável para mantê-los motivados.


E aí, aprendeu quais as principais ações de motivação para vendas que realmente funcionam?

Aplique-as em sua empresa e note como o nível de motivação subirá com o tempo, levando seus resultados juntos.

» Veja também:


Conheça a Palestra de Vendas Motivacional de Rodrigo Pimentel


Gostou do artigo? Então comente abaixo com a sua opinião!

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat