Motivação: Ideias p/ Aumentar a Produtividade das Equipes

Nos dias de hoje, um dos maiores desafios dos gestores, seja qual for a companhia ou o segmento de atuação, é obter eficácia no trabalho de motivação de equipes e, consequentemente, aumentar a produtividade do time. Um dos motivos é, certamente, o número de distrações disponíveis na palma da mão de cada colaborador.

Pare e pense na quantidade de distrações disponíveis pelo celular.

Basta pegar o aparelho rapidinho para conferir as horas e o risco de acabar inundado por uma avalanche de notificações é enorme. Marcação nas redes sociais, mensagens não lidas no WhatsApp, um novo vídeo publicado daquele canal de comédia, streaming de música… Isso quando não chega um cupom de desconto daquele app de delivery. Ufa!

Em meio a tudo isso, uma conferida nas horas que duraria milésimos de segundo, facilmente se transforma em 20 minutos, meia hora e a produtividade vai ladeira abaixo. Nesse cenário, o papel dos gestores é saber orientar os funcionários para que nada intervenha na produtividade.


11 ideias para aumentar a produtividade

Confira a seguir 11 dicas simples e objetivas, facilmente aplicáveis, que vão aumentar o foco e a eficiência de todo o time de colaboradores.

1. Planejar os dias com antecedência

A primeira dica para promover a motivação de equipes é incentivar que todos programem as tarefas de cada dia com o máximo possível de antecedência. Afinal, quando não há uma definição clara do que precisa ser feito, a tendência é que tarefas não tão importantes ganhem prioridade e o que é importante fique para trás. E isso, além de não ser bom para a produtividade, gera uma grande ansiedade e sentimento de derrota ao final do dia. Ninguém quer se sentir dessa forma.

2. Definir metas desafiadoras, mas possíveis de atingir

Ok, sabendo que é necessário traçar a lista de tarefas com antecedência, muitos vão se empolgar. “Vou adicionar o máximo de tarefas que eu puder para preencher cada minuto do dia” e isso pode provocar um outro problema comum: metas inatingíveis.

As metas impossíveis de alcançar não ajudam na produtividade. Ao contrário, atrapalham.

Por isso, ao listar tudo o que precisa ser feito, o colaborador precisa ser realista. Afinal, existem pausas durante o dia que precisam ser acontecer – almoço, idas ao banheiro, reuniões, telefonemas, e-mails etc –, o que torna necessário incluir esses momentos na hora do planejamento.

3. Saber exatamente o que deve ser priorizado

Todo mundo tem aquela tarefa que precisa ser feita, mas que não é, necessariamente, uma prioridade. Nesse caso, começar o dia por ela, não parece uma ideia inteligente. O ideal é planejar todos os afazeres de acordo com a prioridade, do mais ao menos urgente.

Saber o que priorizar é fundamental para manter a produtividade no trabalho.

4. Usar a “regra dos cinco minutos” na execução de tarefas

Em meio a vários afazeres, sempre existe aquele que é chato de fazer. Não adianta, isso existe em qualquer que seja o cargo ocupado pelo colaborador. Nem sempre o dia será recheado de tarefas empolgantes e mesmo aquelas mais chatinhas precisam ser feitas. Não tem jeito.

Por isso, a dica para que as tarefas chatas não acabem com a produtividade é usar a regra dos 5 minutos. Essa regra consiste em focar durante 5 minutos inteiros nas tarefas mais chatas ou complexas. O progresso alcançado durante esse período é surpreendente e, com isso, é muito mais fácil permanecer na tarefa até sua conclusão.

5. Ter horário para ler e responder e-mails

As distrações são os grandes vilões da produtividade, e elas não precisam ser, necessariamente, algo divertido. Responder e-mails, por exemplo, pode tomar um tempo absurdo. Tempo esse que poderia ser utilizado de forma mais útil.

Por isso, é fundamental reservar um período do dia somente para os e-mails, uma horinha ao chegar no escritório, ou ao voltar do almoço, por exemplo. Fora desse horário, a dica é fechar a aba do navegador para não receber uma notificação a cada nova mensagem recebida.

6. Conectar-se com o trabalho somente na hora do trabalho

Todo mundo conhece alguém que fica até altas horas da noite checando e enviando e-mails sobre trabalho. Apesar de só parecer que essa pessoa é muito apaixonada pelo que faz, não reservar o tempo em casa para cuidar de si, seja lendo um livro, praticando exercícios ou fazendo nada, é um dos maiores causadores de ansiedade.

Afinal, muitas vezes ao verificar o celular ao acordar procurando saber coisas sobre o dia de trabalho que sequer começou – e que muitas vezes não podem ser resolvidas a distância – o corpo recebe uma carga de cortisol (hormônio do estresse). Esse hormônio, quando liberado em grandes quantidades, pode ser altamente prejudicial, pois entre suas funções está a de provocar alterações fisiológicas e modificar a composição química dos neurônios.

Está mais do que provado que manter um perfeito equilíbrio entre vista profissional e pessoal é um hábito das pessoas altamente produtivas.

7. Evitar ser a pessoa multitarefa

Tentar resolver tudo de uma vez pode parecer uma boa ideia, mas certamente esse é um dos principais erros cometidos por quem tenta ser produtivo demais. Acontece que ao fazer muitas coisas muito tempo, além de tornar as tarefas mais demoradas do que normalmente seriam, a qualidade do que está sendo realizado pode acabar comprometida.

Quanto maior o foco despendido, menos desgaste, maior a excelência no resultado e menos tempo consumido.

8. Aproveitar os momentos no trânsito e em filas de banco

Não é necessário deixar para responder as mensagens do grupo de amigos do WhatsApp ou checar as ligações pessoais somente após o expediente. Basta aproveitar a hora certa.

Além da hora do almoço, é possível aproveitar as saídas para o banco ou o trajeto entre uma reunião e outra (caso o motorista seja um terceiro, é claro). Nesses momentos, dá tempo de ver aquele videozinho engraçado, confirmar a presença no churrasco do final de semana ou checar o status daquela compra feita na semana passada.

9. Recompensar a si mesmo

O que torna jogos de videogame tão viciantes é o formato de recompensa imediata. Ou seja, ao passar por um obstáculo, ainda que pequeno, ou derrotar um chefão, o personagem principal ganha muitos pontos, obtém novos itens e consegue acessar a próxima fase.

Hoje, essa estratégia, chamada de “gamification”, tem sido, inclusive, adotada por muitas empresas como ferramenta para estimular as pessoas a cumprirem determinadas ações. Seja na hora de convencer um cliente a fazer um novo pedido para ganhar um brinde ou na hora de promover a motivação de equipes por meio de recompensas.

Sendo assim, a próxima dica é recompensar a si mesmo, seja com uma sobremesa gostosa no final do dia ou um passeio no final de semana. O importante é que esse mimo seja de fato estimulante.

10. Viver uma vida ativa e saudável

Alimentar-se bem e praticar exercícios não é só bom para a saúde, é também excelente para a produtividade. Para se ter ideia, um estudo realizado pela Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de cerca de 20 mil trabalhadores.

O resultado concluiu que aqueles com hábitos alimentares ruins são 66% mais propensos a apresentar queda de produtividade em comparação com aqueles que seguem uma dieta saudável.

Além de comer saudável, mexer o corpinho também é essencial. Para se ter ideia, entre os benefícios que a prática regular de exercícios físicos estão o aumento da concentração, a melhora no desempenho cerebral como um todo, melhora da motivação e na disposição.

E não é preciso mudar completamente a rotina ou se tornar um atleta para isso. Segundo pesquisadores da Universidade da Carolina do Leste, nos Estados Unidos, um aumento de 5% nas atividades físicas já tem o poder de reduzir significativamente a perda de produtividade dos colaboradores provocada pela vida sedentária.

11. Assistir a palestras motivacionais

Outra dica que tem o poder de aumentar a produtividade e, principalmente, a motivação de equipes é assistir palestras motivacionais.

Afinal, as palestras motivacionais têm o poder de engajar os funcionários por meio de histórias. As histórias são importantes ferramentas de aprendizado, pois usam a emoção como recurso, e os humanos são seres altamente emocionais.

De acordo com o professor e neurocientista Pedro Calabrez, “Estudos científicos revelam um conhecimento a respeito do cérebro que nos permite concluir que as emoções impactam o cotidiano em todos nós”.


Gostou das dicas de Produtividade?

Essas foram 11 ideias para aumentar a produtividade no trabalho, mas que também podem aumentar a produtividade na execução de qualquer tarefa no dia a dia.

Então compartilhe o conteúdo com aquele amigo que sempre se queixa sobre a própria produtividade e com aquele gestor que precisa de uma mãozinha para melhorar a motivação de equipes na empresa.

Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.
Powered by