Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

Motivação no Trabalho: qual a importância e dicas de sucesso?

Beneficios Motivação no trabalho

CONHEÇA: PALESTRA MOTIVACIONAL DE RODRIGO PIMENTEL

Motivação no trabalho é tão importante quanto em qualquer outra parte de nossas vidas. Afinal, qualquer atividade que realizemos é ainda pior quando fazemos essa sem ânimo.

No âmbito profissional é ainda mais visível a sua importância, visto que, sem tal fator, a entidade não vai para frente, já que ninguém trabalhará da melhor forma para fazer a empresa lucrar e se tornar estável no mercado.

Por isso, neste artigo, apresentaremos outros fatores que mostram a importância da motivação no trabalho, além de algumas dicas de como melhorá-la para garantir o sucesso do seu negócio.

Aproveite e boa leitura!


Motivação no Trabalho: o que significa?

A motivação no ambiente de trabalho nada mais é que os interesses da companhia alinhados e focados com os objetivos dos colaboradores.

Isso significa criar processos eficazes na hora do trabalho, que, ao serem colocados em prática, permita produzir e aproveitar o melhor do produto ou serviço que vende. Assim, a empresa se consolida, e poderá alcançar o espaço que almeja.

A motivação envolve diferentes fatores, tais como:

  • Fatores emocionais;
  • Fatores biológicos;
  • Fatores sociais.

Cada um destes é responsável por iniciar, direcionar e manter os comportamentos que temos relacionados ao cumprimento de nossas metas. Esse sentimento é o que nos faz dar o melhor de nós, nos levando a tomar todas as atitudes possíveis para conquistar o que desejamos.

É muito importante levar em consideração o motivacional do seu time de colaboradores. Esses é o que fazem a maior parte das tarefas diárias e, quando motivados, são capazes de entregar resultados eficientes que tornarão o processo de crescimento da entidade em algo mais simples.

Se você é líder deve ser o primeiro exemplo de motivação. É preciso estar presente, e não temer na hora de colocar a mão na massa. Ao se tornar um exemplo, os outros irão se inspirar, o que fará com que eles também procurem dar o melhor de si.

Motivação e seus benefícios: um estudo frequente

A motivação é um assunto muito discutido dentro da comunidade da psicologia.

Estudiosos como Abraham Maslow, psicólogo americano, buscam e apresentam diversas teorias para entender o porquê pessoas agem de maneira motivada, de onde essa vem e o que ocorre quando as pessoas não possuem motivações.

Ela é avaliada como um dos fatores mais importantes para certos tratamentos, sendo imprescindível para a cura do paciente.

A motivação pode acontecer através de uma força interior existente em cada pessoa. Essa é conhecida como motivação intrínseca ou automotivação.


A importância da motivação no trabalho

A importancia da motivação no trabalho

A motivação, e a ausência desta, nas organizações, é um assunto delicado, importante e extremamente discutido.

Afinal, sem um líder motivado é impossível que a entidade seja capaz de alcançar suas metas. Já com uma equipe que sofra de falta de motivação, todas as tarefas propostas parecerão ser extremamente difíceis, causando diversos problemas internos na organização.

Claro que manter o local sempre motivado é algo difícil. Nem sempre o cenário será dos melhores ou mais animadores.

E é nessas horas que o papel do líder é fundamental. Uma empresa que consegue fazer seus colaboradores se engajarem, dando o melhor de si, geralmente, conta com um líder a altura de sua equipe.

Ele é o responsável por, mesmo nas piores situações, dar tudo o que tem para que a entidade alcance o que deseja. E essa imagem é o que dá forças aos outros para lutarem também.

Aquele que for bom em liderança terá, ao seu lado, pessoas comprometidas e engajadas com o mesmo objetivo, dando o melhor de si para tornarem cada meta ainda mais perto do real.

Um ótimo filme que retrata tal fator é Tropa de Elite, onde o Capitão Nascimento, inspirado em Rodrigo Pimentel, dispõe de um batalho eficiente e, com sua liderança, consegue alcançar conquistas extremamente difíceis.

As nossas atitudes são capazes de motivar as pessoas no trabalho

A motivação no trabalho em equipe pode ser facilmente afetada pelas atitudes de quaisquer integrantes que componham o time.

Rodrigo Pimentel aborda, em sua palestra motivacional para empresas, temas e atitudes que são capazes de motivar as pessoas, principalmente para trabalhar em equipe, devido a sua experiência na policia. E isso é, basicamente, o mesmo para qualquer empresa. Uma entidade que não foca no trabalho em equipe e nas atitudes para motivar o seu time irão sofrer com sua possível falência. Ou seja, sua morte.

Não se resumindo apenas ao líder, pessoas de cargos semelhantes ou iguais também podem ser a inspiração para qualquer colega de trabalho, incentivando ainda mais a trazer bons resultados para a empresa.

Em contrapartida, um colaborador desanimado com a empresa pode comprometer, facilmente, o desempenho de todos os outros colegas de trabalho, os convencendo de que suas atitudes são apenas desperdício de tempo, pois a companhia não liga para eles. Um funcionário desmotivado impacta diretamente no sucesso de qualquer missão.


Falta de motivação no trabalho: por que ficamos desmotivados?

Se criar um ambiente motivacional é difícil, estragá-lo e perdê-lo é incrivelmente fácil.

A falta de motivação no trabalho, em especial, em equipe, pode trazer sérias complicações para qualquer entidade do mercado, principalmente as mais novas.

E são inúmeras as causas que afetam o desempenho no trabalho. Algumas dessas são:

Falta de motivação no trabalho: Insatisfação salarial

Um salario que pague, efetivamente, o que a pessoa merece é um sonho cada vez mais distante para grande parte dos trabalhadores brasileiros.

Quando conseguimos um emprego, criamos a expectativa de crescer, que se torna ainda mais evidente quando damos o nosso melhor. As pessoas vêm necessidade na apreciação da sua mão de obra refletida em um bônus no fim do mês. De preferência, em dinheiro.

A insatisfação salarial é um dos motivos que podem causar a falta de motivação no trabalho. Porém, essa não é a maior causadora de problemas na empesa.

Isso apenas se reverte em casos de atrasos ou ausência de pagamentos da mão de obra, onde essa passará a ser coletiva.

Falta de motivação no trabalho: Insatisfação com a liderança

Essa tem o potencial para causar a maior preocupação dentro de um cenário corporativo. A insatisfação com a liderança não se restringe a apenas um sujeito, mas sim toda a equipe, que, aos poucos, deixará de fazer o seu melhor pela empresa.

Mesmo que seja algo contra apenas uma pessoa, como o gerente, os trabalhadores que se sentem insatisfeitos dessa maneira simplesmente não acreditam no trabalho e nem na palavra do líder, o que deixa a equipe perdida, desorganizada e, principalmente, sem vontade de fazer qualquer tarefa.

Assim, tudo será feito sempre de maneira medíocre, onde nada passará da média e os resultados sempre se manterão iguais. O que, por acaso, é um enorme problema.

Ser um líder de sucesso demanda um relacionamento saudável com seus trabalhadores, a fim de evitar com que esses, aos poucos, façam as atividades propostas com desdém, desleixo e falta de preocupação com a qualidade.

Falta de motivação no trabalho: Insatisfação com a empresa

Se o cenário anterior já é muito preocupante, a insatisfação com a própria empresa onde os colaboradores atuam é o que mais necessita de atenção, sendo muito alarmante quando ocorrem.

Quando a entidade trata seu colaborador apenas como um número, ele começará a se desgastar com o seu trabalho. Esse desgaste pode gerar diversos sentimentos, incluindo raiva e ódio.

Qualquer pessoa que trabalha nessas condições irá optar por duas abordagens: Ou trabalha na média, não liga para nada além do salário e não quer saber do que acontece com a entidade, ou irá simplesmente fazer tudo com pouco caso, forçando que seja mandado embora.

E esse problema pode ser facilmente levado de colaborador a colaborador, fazendo com que, no fim, mais da metade do time enxergue a companhia como tirana, causando um enorme impacto na produção e nos resultados mensais.

Tome muito cuidado como trata os integrantes da sua organização. Tente, sempre, manter a transparência e os informe tanto em casos positivos quanto negativos. Investir no motivacional do seu empregado é investir na qualidade e na quantidade dos seus resultados.


5 dicas de sucesso para melhorar a motivação no trabalho

Cultura Motivacional na Empresa

Abaixo, você irá conferir algumas dicas simples e práticas de como melhorar a sua motivação no trabalho. Isso também se aplica aso seja líder de um time, e queira tornar os integrantes desse ainda mais motivados. Começando por:

1. Reconheça o valor de todos

Do presidente ao faxineiro, todos tem seu valor e contribuem para uma realidade mais eficiente dentro do âmbito empresarial.

Independente da posição que a pessoa ocupa, quando essa realizar um bom trabalho, reconheça-o e elogie-o.

Reconhecer e orientar são características de um bom líder. E ainda que você não esteja em cargo de líder, o seu se sentira muito satisfeito quando a sua equipe o reconhece.

Isso traz maior satisfação, além de motivar a pessoa a dar ainda mais de si mesma para conseguir ultrapassar as expectativas de maneira positiva.

2. Trate todos de forma igual

Ninguém é melhor que ninguém dentro de uma companhia. Por mais que existam cargos e hierarquias, no fim, somos seres humanos, e não podemos desmerecer um trabalho quando bem feito.

O tratamento igualitário faz com que todos se sintam incluídos e abraçados na realidade da empresa. Passa uma sensação que um você realmente faz parte daquilo, e que, com seu esforço, tudo pode melhorar, trazendo ainda mais resultados positivos.

3. Invista em capacitações

Quando você investe em seu time, você passa a eles a mensagem de que acredita em seu potencial, e quer que eles possuam o conhecimento necessário para melhorarem ainda mais em suas tarefas.

Isso da uma sensação de importância para cada um, como se eles fossem peças únicas e insubstituíveis. Logo, a dedicação com que esses trabalham será ampliada, para que possam corresponder as suas expectativas, uma vez que eles acreditam que realmente possuem valor.

4. Passe feedbacks

Seja negativo ou positivo, os feedbacks mostram os pontos onde a pessoa pode melhorar, além e enaltecer as suas características fortes. Isso demonstra confiabilidade nas habilidades do individuo, que procurara meios de se tonar cada vez melhor nas tarefas propostas.

5. Trace metas

Por fim, mas não importantes, as metas são fundamentais para manter o foco da equipe, permitindo que eles direcionem seus esforços para um único objetivo.

Isso tornar as atividades a serem realizadas mais claras, o que traz resultados mais produtivos, afetando todo o lucro da entidade nos últimos dias do mês, onde será possível perceber uma grande melhora.

CONTRATE: PALESTRA MOTIVACIONAL DE RODRIGO PIMENTEL


A motivação é a chave para fazer qualquer atividade em sua vida

Quando estamos motivados, somos capazes de cumprir diversos objetivos em nossas vidas. A motivação, tanto pessoa quanto profissional, é extremamente importante para qualquer um que deseja conquistar seus objetivos.

Trabalhe sempre para se manter determinado a dar o seu melhor, buscando sempre quebrar expectativas e alcançar novos ares!

Veja o infográfico sobre “Motivação do Trabalho” da SBcoaching:

Infografico Beneficios Motivacao Trabalho Sbcoaching

Gostou do artigo? Então compartilhe este nas suas redes sociais!

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat