Como motivar funcionários? Aprenda com Rodrigo Pimentel

Motivar funcionários na empresa com listas de tarefa

Manter seus colaboradores motivados é o segredo para o sucesso de qualquer empresa. Porém, aprender a como motivar funcionários pode não ser a coisa mais simplória do mundo.

Isso por que, no fim, estamos trabalhando com pessoas. Essas podem variar muito, e o que é agradável para um, pode não ser nem um pouco para o outro. Logo, conhecer ações que permitam abrangem o maior número de pessoas é essencial.

Por isso, neste artigo, apresentaremos maneiras de como motivar funcionários que são eficazes e podem ser aplicadas em qualquer âmbito empresarial, para que você seja capaz de tornar o seu time ainda mais produtivo.

Aproveite e boa leitura!

CONTRATE: PALESTRA MOTIVACIONAL DE RODRIGO PIMENTEL


Motivar funcionários: por que?

Motivar seus funcionários é uma maneira de garantir seus lucros. Sendo parte do discurso de diversos palestrantes, como Rodrigo Pimentel, a motivação é um fator chave para qualquer um que deseja alcançar o sucesso.

No ambiente profissional, nenhuma empresa será capaz de se erguer e se estabilizar sem que seus colaboradores estejam engajados e motivados a alcançar o melhor para a marca para qual trabalham.

Afinal, sem uma equipe de qualidade, nenhuma entidade é capaz de se manter no mercado. Inclusive, é justamente por falta de uma boa liderança engajada a sua equipe que uma parte das empresas declaram falência em seu primeiro ano de vida.

Muitas pessoas ainda têm dificuldades de enxergar o funcionário como colaborador, sem procurar entender o que realmente motiva os integrantes do seu time.


O que motiva funcionários?

Para muitos, ainda, a motivação parte apenas do salário no fim do mês, das contas a pagar e do teto para se morar.

Porém, o motivacional é capaz de ir além. Pessoas podem ter múltiplas diferentes razões para procurarem um emprego. Ainda que o salário tenha peso nessa escolha, ele não é um fator determinante.

Seja família, necessidade de pagar uma faculdade ou para realizar um sonho, a motivação do trabalho ultrapassa limites banais, sendo capaz de fazer qualquer pessoa aceitar um valor mínimo que ela possa ver alguma perspectiva de realizar seus próprios objetivos.

A motivação ainda vai além

A busca pela felicidade acima do dinheiro vem ganhando cada vez mais evidência. E muito comum que pessoas com alta habilidade em uma área migrem de setor para tentar experiências novas que lhe trarão maior satisfação.

Ou seja, é comum que grandes empresas percam excelentes profissionais apenas por que aquilo não era o sonho deles. Vide a trajetória de Henrique Fogaça, que abandonou uma ótima posição em um banco para se tornar chef de cozinha.

Outro exemplo de tal acontecimento é o próprio Rodrigo Pimentel, conhecido por ter inspirado o personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite. Rodrigo, hoje é um palestrante, mas já foi policial, têm pós-graduação em Sociologia Urbana e também já trabalhou com segurança pública.

A motivação é capaz de mover o homem para caminhos distintos, elevar seus conhecimentos e fazê-lo desejar novas e diferentes experiências. E tudo isso também vale para os colaboradores da sua empresa.


funcionarios motivados trabalho

9 dicas de como motivar funcionários e alcançar resultados

Para criar um plano de ação para motivar equipes, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para trazer um ambiente motivacional mais eficaz, garantindo resultados mais sólidos e perspectivas mais promissoras para o futuro.

É válido ressaltar, antes, que grande parte dessa aplicação será, também, uma reeducação para quem o está fazendo. Afinal, hoje, a palavra já não é mais “chefia” e sim “liderança”.
Por isso, separamos essas dicas para que você, como líder, seja capaz de aumentar a motivação de funcionários. Ao começar por:

1. Seja um líder, não o dono ou o chefe

Como dito anteriormente, a necessidade, hoje, é de um líder, e não do chefe.

Isso por que a “chefia” tem se tornado em algo cada vez menos comum. A hierarquia e decisão final se mostra mais eficaz quando abrangente ao todo, ao invés de um poder centralizado.

É preciso abrir espaço para comunicação em sua empresa. Diversos colaboradores têm ideias interessantes que podem trazer resultados animadores para o cenário de qualquer entidade do mercado.

O líder é justamente aquele que escuta, que valoriza, que entende e que absorve o melhor que cada um tem a oferecer, sabendo explorar justamente estes pontos, a fim de conseguir prospecções cada vez melhores.

Além disso, ele é uma imagem inspiradora, que, quando dá o seu melhor, motiva aqueles a sua volta a também fazer o mesmo. E se você é capaz de tal, então, a sua empresa terá total capacidade de crescer.

2. Liberdade de decisões

Assim como “chefia” tem perdido cada vez mais espaço para a “liderança”, a liberdade de tomada de decisões também vem se sobressaindo sobre a palavra final. Trabalhar a motivação de funcionários envolve dar espaço a estes.

Abrir um espaço onde os integrantes da sua companhia possam conversar e interagir a fim de procurar soluções diferentes para a realidade da empresa é uma prática que apresenta cada vez mais resultados positivos.

Dar autonomia aos colaboradores pode parecer, a principio, uma ideia errônea. Mas, acredite, quando o seu empregado tem total liberdade para agir, ele será capaz de fazer diversas mudanças positivas em múltiplos processos.

3. Crie um espaço de lazer ou descanso

Ter um ambiente disposto ao descanso e casualidade dentro de uma empresa é extremamente importante na atualidade. Isso por que este espaço motiva e fortalece a criatividade, a eficiência e a ação do colaborador.

A criação de um espaço de distração e lazer é uma maneira de motivar funcionários desmotivados muito eficaz, visto que isso passa a mensagem de que você e preocupa com o bem estar mental deles.

Ter lazer e se distrair dentro da empresa alivia a tensão gerada pela carga de trabalho, permitindo que o individuo possa se recuperar mais facilmente após uma pausa, o que faz com que ele volte com mais ânimo as suas tarefas.

4. Alguns dias de home office

O home office vem se apresentando como uma alternativa cada vez mais eficiente para trabalhadores formais e informais. Essa é uma das ações motivacionais para funcionários que mais apresenta dúvidas para os líderes.

Isso por que trabalhar de casa permite que a pessoa evite estresses com jornada de trabalho, atrasos, tensões e imprevistos relacionados ao clima. Porém, ao mesmo tempo, pode existir a indisciplina, prejudicando toda a produção diária da empresa.

Ainda sim, o home office favorece uma melhor condição para se trabalhar, visto que, de sua casa, a pessoa poderá se manter confortável enquanto dedica suas horas a produtividade diária.

Claro que, antes da implementação do modelo, uma série de testes deve ser feito para saber se o seu time está preparado e tem a disciplina necessária para trabalhar através do home office.

Ainda que muitas empresas tenham utilizado o período da pandemia para realizar tal bateria de testes e confirmar seus resultados, ainda existem aqueles que ficam com o pé atrás em relação a tal alternativa.

Por isso, a melhor implementação, nestes casos, é começar com um dia na semana e, gradualmente, aumentar até um acordo confortável tanto para a entidade jurídica quanto para a pessoa física.

5. Flexibilize o horário

Qualquer pessoa que trabalhe 8 horas por dia em um escritório sabe que os 480 minutos diários não serão totalmente aproveitados. A flexibilização de horário está entre uma das melhores ações motivacionais para funcionários.

Abrir um espaço para negociações de horários é uma forma de motivar as horas ativas. Principalmente quando um integrante da companhia está aparentando alguma preocupação ou agitação.

Isso são sinais de ansiedade que podem representar algum problema pessoal. Quando você flexibiliza o horário e o permite resolver suas pendências, ele será capaz de manter-se focado enquanto realiza as tarefas diárias necessárias.

6. Promova eventos diferentes

Confraternização de fim de ano, comemoração de metas batidas, reuniões casuais, entre outros, são alguns eventos diferentes que promovem a interação dos seus colaboradores de forma dinâmica, divertida e tranquila, sem atrapalhar a produtividade.

Assim, eles são capazes criar laços ainda mais profundos entre si e com a própria entidade, fazendo com que se importem, verdadeiramente, com seus companheiros e com o local onde trabalham.

Logo, além de fazer suas atividades com um prazer maior, estes ainda serão capazes de dar o melhor de si, sempre procurando não apenas a satisfação pessoal, mas também atingir e comemorar, unidos, as vitórias da companhia.

7. Elogie e reconheça

Não existe nada melhor do que um bom feedback. Estes são importantes tanto pelos pontos negativos quanto os positivos.

Em caso de uma crítica, torne essa a mais construtiva possível. Ensine e procure maneiras de guiar as pessoas para que façam um trabalho mais completo, permitindo que essas sejam capazes de trazer o máximo de suas habilidades.

Já em casos positivos, elogie, reconheça e destaque cada um dos pontos. Isso faz com que a pessoa se sinta importante, mantenha padrões e procure por meios para otimizar ainda mais as suas tarefas.

Reconhecimento profissional tem um impacto, por muitas vezes, maior do que se imagina. Mesmo que não seja acompanhado de um aumento, apenas mostrar para a pessoa que ela é importante já o suficiente para que a mesma se sinta feliz e satisfeita de atuar como empregada da sua marca.

8. Desenvolva planos de carreira

Claro que todos que entram em uma entidade pensam, desde o começo, em crescer na mesma, ainda que essa não seja a sua área de atuação favorita ou não tenha nada relacionado aos seus estudos.

Isso por que todos querem se estabelecer e conseguir um cenário estável para suas vidas. Além disso, é algo que agrega bastante ao currículo, demonstrando que o indivíduo realmente dá o máximo de seu trabalho, a ponto de ser reconhecido.

Os planos de carreira são justamente criados para reconhecer tal esforço. Quando você promove uma pessoa, não apenas dá mais trabalho a ela, mas também reconhece que aprecia o esforço da mesma e reconhece que muitos dos resultados dessa são positivos.

Além disso, a implementação posterior pode ser é um meio de como motivar funcionários desmotivados, uma vez que esses passarão a ver perspectiva em seu trabalho na empresa.

Este também é um diferencial muito procurado. Uma organização que disponibiliza planos de carreira irá atrair os melhores profissionais do mercado, sendo capaz de selecionar múltiplos integrantes com habilidade únicas e eficientes.

9. Crie um ambiente de trabalho saudável

Estimular um ambiente saudável, que proporcione boas condições de trabalho é essencial para qualquer gestão empresarial.

Isso vai desde priorizar a comunicação até avaliar e resolver as dificuldades do dia a dia, procurando sempre por maneiras eficientes de solucionar tais adversidades, trazendo conforto para a vida do seu colaborador.

Ao garantir uma infraestrutura de qualidade, você passa uma mensagem de motivação para seus funcionários, demostrando que se importa e que quer que trabalhem da melhor forma possível com as condições devidas.

Lembre-se sempre de focar na solução, e não no problema. Se os seus computadores estão lentos, por exemplo, pode ser a hora de chamar a manutenção ou comprar novas, ao invés esperar que quebrem.

Com isso, reclamações referentes a equipamentos e serviços dentro da empresa não existirão, aumentando a taxa de satisfação do seu cliente interno, favorecendo a harmonia e organização ao longo de todo o período de funcionamento diário.

10. EXTRA: Palestras Motivacionais

Um recurso muito utilizado pelas empresas para manter a motivação é a contratação de palestras motivacionais.

Eu mesmo, Rodrigo Pimentel, em minhas palestras falo sobre motivação de equipes, trabalho em equipe, superação de metas, limites, foco no resultado e mais.

» Conheça a minha palestra motivacional para empresas.


Agora você é capaz de motivar seus funcionários!

Como vimos ao longo do artigo, existem diversas técnicas a serem aplicadas em sua empresa para que possa motivar os seus colaboradores a darem o melhor de si.

Trabalhar a motivação de funcionários é essencial para qualquer empresa do mercado atual, sendo um enorme diferencial que, com toda certeza, gera ótimos resultados.

Veja o Infográfico “Benefícios em ter os funcionários motivados“:

beneficios funcionarios motivados

Gostou do artigo? Então compartilhe este nas suas redes sociais!

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Envie uma mensagem WhatsApp ou Ligue +55 (21) 98101-0858

Se preferir, preencha o formulário:

Contato
Enviando
Open chat
Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.