Documentários: Rodrigo Pimentel

Documentário: Ônibus 174

O filmedo sequestro do Ônibus 174 é um documentário brasileiro de 2002, dirigido por José Padilha e tem como Co- produtor Rodrigo Pimentel. Lançado em 22 de outubro de 2002, o documentário é sobre o sequestro do ônibus 174, que aconteceu em 12 de junho de 2000, por Sandro Barbosa do Nascimento, na zona sul do Rio de Janeiro. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

  • O filme recebeu quatro indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de 2003: melhor roteiro original, melhor documentário, melhor som e melhor montagem.
  • Foi premiado no Festival de Havana de 2003 como o melhor documentário.
  • Foi premiado no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro de 2002 como o melhor filme brasileiro e melhor documentário.
  • Foi premiado no Mostra Internacional de Cinema São Paulo de 2002 como o melhor documentário.
  • Venceu o Emmy Awards de 2005 como melhor documentário.

Documentário: Notícias de uma Guerra Particular

Produzido pelo cineasta João Salles em 1999, Notícias de uma Guerra Particular é um documentário brasileiro que teve a participação do ex-Capitão do Bope Rodrigo Pimentel.

O documentário retrata o cotidiano dos traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Resultado de dois anos (1997 – 1998) de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao trafico de entorpecentes, moradores e policiais.

O documentário traça um paralelo entre as falas de moradores, dos traficantes e da polícia, colocando todos no mesmo patamar de envolvimento em uma guerra que não é uma “guerra civil”, mas uma “guerra particular”.

O título do documentário de Salles é encontrado no conteúdo de uma das entrevistas de Rodrigo Pimentel.

Olá! Estamos ao vivo no Whats App, entre em contato agora.
Powered by