Conheça a Palestra
Tropa de Elite

Palestra Motivacional para Empresas no Brasil: Tropa de Elite

O que significa “Faca na Caveira”? O Símbolo do BOPE

significado-faca-na-caveira-bope-rodrigo-pimentel-660Ex-Capitão do BOPE Rodrigo Pimentel responde o que significa a Faca na Caveira do BOPE:

  • A faca do Bope significa o caráter de quem faz da ousadia sua conduta. Representa também o sigilo das missões. É o mais perfeito instrumento de combate que o homem já desenvolveu. Basta observar que a forma básica da faca não foi alterada em milênios.
  • A caveira do Bope simboliza a inteligência e o conhecimento, mas também a morte.
  • A faca cravada na caveira é o símbolo da SUPERAÇÃO humana.

História da faca na caveira

A origem dessa crença é incerta, porém comenta-se que durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de comandos das forças aliadas teria ido a um campo de concentração nazista para libertar prisioneiros.

Ao entrarem na sala de um dos oficiais alemães verificaram que havia “troféus” macabros, como crânios e ossos humanos.

Foi quando um soldado, num gesto de indignação, tirou uma adaga de seu uniforme e cravou uma faca em cima de um dos crânios, bradando a todos que a vida, naquele momento, venceu a morte.

Dessa forma, a faca na caveira nasce significando a vitória sobre a morte.


Veja também as Palestras de Rodrigo Pimentel:

Palestra Motivacional Palestra sobre Segurança Pública Treinamentos Motivacionais


Tatuagens Faca na Caveira de Rodrigo Pimentel:

O famoso símbolo do BOPE como tatuagem no braço de Rodrigo Pimentel.


Mas “O que é ser um CAVEIRA? Qual é o caráter de um Caveira?

Veja o depoimento do Cap PM OE Marcos Eduardo Ticianel Paccola – CAVEIRA 061RS” sobre o que o Curso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) traz de aprendizado:

“Ter a CAVEIRA no peito é ser o possuidor de um certificado do Curso de Operações Especiais que lhe dá o direito de ostentar um almejado pedaço de metal ou borracha em sua farda, prova material de que você superou inúmeras adversidades e obstáculos, que teve a oportunidade de conhecer todos os seus limites, e nem por isso, lhe faz se sentir melhor ou pior que outras pessoas, mas lhe carrega de um sentimento capaz de certificar que juntos somos imbatíveis.

Ser CAVEIRA é muito mais que isso… é se propor a viver num estilo de vida diferente respeitando valores e princípios, e isto lhe remete o dever de demonstrar personalidade, sabedoria e caráter nos seus atos dando o melhor de si em tudo que se propor a fazer.

Um verdadeiro homem de Operações Especiais deve sempre buscar a simplicidade das coisas para superar as adversidades impostas pelas situaçoes complexas, e para que se manter imbatíveis todos os dias eles se propõem a superar a si mesmo.

O objetivo do aprendizado repassado no Curso de Operações Especiais não é somente aquele responsável por transformá-lo num exímio atirador, um mergulhador capaz, um paraquedista audaz, um componente de time tático ou de patrulha policial, um excelente operador urbano e rural; afinal todo esse conhecimento pode ser adquirido por outros caminhos.

O que o COEsp lhe proporciona de melhor é o aprendizado que para se tornar um verdadeiro homem de Operações Especiais você tem de ter em mente que o sucesso para superar todas as adversidades é manter-se sóbrio sempre, controlar seus medos e seus impulsos, agir com sabedoria e buscar a simplicidade das coisas.

Aprendi que o orgulho não faz parte da essência do homem e que só o temos quando podemos ter; Aprendi que as coisas devem ser feitas sempre com energia e dedicação para não precisarmos fazer duas ou três vezes.

Por fim, entendi que OPERAÇÕES ESPECIAIS não é algo para se aprender, mas para se viver… Agora você entende porque ser CAVEIRA é um estilo de vida???

Não, nos formamos para ser CAVEIRA, nos formamos Homens de Operações Especiais, porque nós já nascemos!

CAVEIRAAAAAA!”

significado-faca-na-caveira-bope-rodrigo-pimentel-660

Mais Artigos do Blog:

Palestras Motivacionais de Rodrigo Pimentel

Quer mais informações? Envie uma mensagem no WhatsApp, ligue ou preencha o formulário:

WhatsApp Chat